24 de janeiro de 2009

Revista GQ: 20.01.2009 – Entrevista de Changmin

-Eu vi você tomar wishkey enquanto era hora das fotos. Você tomou calmamente, apesar de ser uma bebida forte.
Changmin: Eu estou bebendo muito ultimamente. Eu gosto.

-Fico feliz de escutar isso porque sou editora de uma seção de Álcool. Que tipo de álcool você bebe?
Changmin: Ah sério? (bate palmas 3 vezes) Eu bebo com variedade, mas meus amigos bebem soju e bebida sem pressão.

-Eles provavelmente misturam os dois. Então acabam cometendo erros
Changmin: Isso é certo. Eu enjôo as pessoas depois de beber. Eu tenho o hábito de abraçar as pessoas. Não é um problema abraçar homens, mas se uma mulher estiver do meu lado, fica um pouco...

-Você bebe como se fosse o fim do mundo?
Changmin: Não, só bebo quando estou feliz. *parte não traduzida* .Eu bebo dependendo da situação.

-Esse é um bom hábito. Eu ouvi que você fez cirurgia na visão durante as suas férias.
Changmin: Depois da cirurgia, eu comi e bebi de tudo. Como eu tenho um bom apetite, eu comi de tudo.

Comer e beber é o melhor. O que você tem feito ultimamente?
Changmin: Eu não estou dizendo isso porque eu sou um cantor, mas ultimamente tenho curtido escutar muito música. Eu tenho escutado música que eu não poderia fazer quando estava de atividade. Eu escolhi (escutar) as músicas da tendência. Eu baixei às músicas da posição 50º a 1º no Billboards Charts.

Têm alguma música que você não consegue enjoar?
Changmin: “Sad Muttering” de Lim Chang Sung. Desde jovem eu gosto dele. Eu fui influenciado por ele.

-Você ganhou o apelido “Nota Alta Changmin”
Changmin: Eu tenho as partes mais altas entre os membros e eu fico praticando para alcançar notas mais altas ainda. Mas, às vezes as pessoas me julgam e dizem “é só grito” e isso me chateia. Mas, eu sei que eu sou bom em outras partes, então agora estou bem.

-Suas partes parecem ser as mais difíceis no palco. Você tem que deixar os seus sentimentos e a dança explodirem
Changmin: Não é difícil, pois eu tenho a minha maneira de fazer. Mas, quando eu saio do palco minha cabeça começa a doer. Já que eu faço o som colocando força na minha cabeça.
-Se você tivesse que cantar um solo. O que você gostaria de cantar?
Changmin: Sou ambicioso e ainda sou jovem então quero tentar isso e aquilo. Eu já cantei jazz no meu solo em um concerto, as fãs mostraram uma boa resposta.

-Eu estava preocupada de que algumas fãs pudessem te seguir e vir até aqui. Mas, não teve nenhuma
Changmin: Ontem particularmente estava fazendo frio. Tinha crianças que estavam esperando ou seguindo a gente e elas disseram: “Oppa, minha boca vai congelar. Está muito frio. Nós vamos para casa agora”. E foram para casa

-Elas provavelmente foram para casa cedo por causa do tempo. Como você se sente vendo fãs te seguirem?
Changmin: Eu sou grato pelo suporte delas, mas eu sinto apologético por elas também. Elas são pessoas jovens e estão gastando tempo e dinheiro... Então eu me preocupo com elas.

-Elas estão fazendo isso porque elas te amam
Changmin: Eu acho que elas pensam que DBSK é tudo. Mas, para dizer a verdade não somos tudo, somos? Nós somos apenas cantores que as influenciam, eu não gosto de como elas desistem de fazer outras coisas por causa de nós.

-As fãs conferem a sua vida e gravam sem descansar. Como você se sente vivendo desse jeito?
Changmin: Eu me sinto honrado, mas tenho medo de me acostumar com isso. Então às vezes quando as fãs me dão presentes eu recuso. Porque eu não conseguirei viver desse jeito quando eu estiver casado e com filhos.

-Você pensa em se casar e ter filhos freqüentemente?
Changmin: Esse não é o sonho de todo mundo apesar da idade?

-E se você se casasse com uma fã
Changmin: Se eu me casasse com uma fã, de inicio seria fogo. Mas, com o tempo o fogo diminuiria.

-Existe fãs que são “fãs de momento”. Porque você acha que existem essas fãs?
Changmin: Hoje em dia, existe muitas fãs que se expressam que são “fãs de momento”. Até o nosso terceiro álbum a imagem de “meninos bonitos ídolos” era muito forte. Nós não éramos um grupo comum, éramos ídolos para adolescentes somente. Eu escutei de meus amigos que se você gosta DBSK e passou dessa fase, você é tratado como bobo e é perguntado “Por que você gosta de DBSK?”

-Deve ser triste
Changmin: Nós fomos capaz de mudar um pouco essas mentes com o 4º álbum. Antes quando andávamos nas ruas, pessoas de 20 anos fingiam que não nos conheciam. Homens deixavam óbvio que não gostavam de nós. Eles diziam coisas como “Eu não gosto de DBSK, eu gosto de blah blah blah” obviamente para gente escutar. Mas, agora fãs homens estão tendo mais interesse em nós. Ser homem e ser aceito por fãs homens é uma coisa difícil, não?

-Nós conseguimos ver isso enquanto vocês estavam no meio das atividades do 4º álbum
Changmin: Todo o período de atividade foi divertido. Pode ser porque já são 5 anos, mas nós curtimos para nós mesmos.

-Eu vi muitos programas de variedade e é obvio que você saiu do seu “próprio mundo”. O que você pensa sobre o seu senso de piada e variedade?
Changmin: Eu usualmente não falo muito porque os outros hyungs são bons nisso. Eu não sentia a necessidade de me colocar para fora. Porque vai ser uma confusão se todos nós tentássemos sermos engraçados. Eu não sou confiante para fazer os outros rirem, mas quando eu faço não é tão difícil.

-Qual é o seu nível de comédia agora?
Changmin: Para dizer a verdade, eu acho que sou mais engraçado que Xiah Junsu hyung, em termos de piada. Junsu hyung sendo ele mesmo é fofo e engraçado.

-É engraçado quando pessoas como você faz piadas com o rosto tímido seu. Mas, como eu vou dizer isso... Às vezes quando você está no palco há momentos em que as pessoas riem por causa elas ainda conseguem sentir “o momento estranho” (de não ser confortável)
Changmin: Ah...sério? Eu não sei...

O que você pensa sobre a letra: Você me quer, você está comigo, você é louca por mim?
Changmin: Honestamente, eu prefiro coisas mais leves do que masculinidade e coisas bem diretas. Minha personalidade é mais leve do que MIROTIC.

-Onde você está mais sexy?
Changmin: A linha da minha mandíbula? HaHa, eu não sei, sério. Recentemente eu tenho olhado/cuidado do meu corpo e rosto estritamente.

-Eu acho que você tem que (fazer isso) já que fãs de vários países fazem upload e assistem a sua performance. Dos vídeos, tem um que você gostaria que parasse de ser repetido/visto?
Changmin: Eu gosto. Eu curto ver vídeos meus destruindo eu mesmo nos programas de variedade. Têm muitas fotos engraçadas minhas tiradas durantes esses 5 anos de atividades. Eu vi em um computador de um staff que acabou se tornando o papel de parede dele.

-Você deve ter se esquecido da primeira vez que você se encontrou com os membros.
Chnagmin: Até aquele momento eu era um estudante normal e puro. Junsu hyung treinou por mais tempo, então ele tinha treino. Yoochun hyung tinha chegado da América e seu cabelo e sua camisa eram únicos. Jaejoong e Yunho hyung pareciam ser o tipo de pessoas que não tinham medo de mostrar o estilo deles.

-O tempo passa rápido. Se você morresse daqui a 3 dias.
Changmin: Se eu morresse daqui a 3 dias, eu acho que eu iria provavelmente me encontrar com uma mulher e beberia ou não, mas de verdade eu estaria trabalhando. Eu senti isso nas minhas férias, se eu não trabalhar parece estranho.

-Se estivesse morrendo depois de 3 dias, eu morreria um dia antes dos 3 dias para ver quem iria para o funeral. Eu queria ver quem viria. Eu posso sentir que o seu funeral vai ser grande!
Changmin: Eu gostaria que meu funeral fosse feito calmamente. Espero que não venham muitas pessoas.

- Você ainda tem anos para o dia do seu funeral. Qual é o seu sonho?
Changmin: Era ser um anunciante. Agora quero ser uma pessoa de entretenimento boa de canto. Ou mesmo um ator ou um rádio DJ

-Existe um lado seu que ninguém conhece?
Changmin: As pessoas ficam falando que eu sou gentil, então eu me pressiono para ser mais gentil. Mas, eu não sou totalmente gentil. Eu não lavo, eu não limpo. Eu sou folgado.

-Até quando você quer ficar/fazer DBSK?
Changmin: Eu quero fazer até o máximo possível. Enquanto a minha situação e o ambiente permitir, eu gostaria de continuar.

-Eu acredito que tem vezes quando ídolos sunbae dão conselhos a você sobre a vida de ídolo
Changmin: Eles avisam. Você não pode viver a vida de um ídolo para sempre. Eles usualmente me falam o fato para não excluir o fato de eu ser um cantor ídolo, mas cuidadosamente fazer tudo o que você quer e crescer. Eu tenho muitos hoobaes agora, mas não quero ir até eles e perguntar “Até quando você acha que você vai ser um ídolo?” Você tem que se preparar para o futuro, e a preparação é individual. Para dizer a verdade, ídolos podem se suceder na vida depois, usando continuamente o termo ídolo.

Sunbae = Termo de respeito que as pessoas mais novas usam para se referir as pessoas mais experientes.
Hoobae = É o oposto, são as pessoas mais novas.

-A propósito, por que você chorou muito na cerimônia de fim de ano?
Changmin: Foi uma variedade de coisas, eu estava triste que eu era um artista estrangeiro no Japão e vivendo como estrangeiro, isso me fez sentir um prisioneiro. E as expectativas nacionais na gente me fizeram me pressionar. Mas, nós recebemos o prêmio e eu sou muito grato por isso. É por isso que eu chorei. E para ser totalmente verdadeiro, eu pensei na minha família e nas minhas ex-namoradas.

-Ao ponto que o ídolo está lentamente tirando o status de ídolo é quando eles revelam o seu amor, como você fez. E você disse namoradas ?
Changmin: Ah... namoradas? HaHaHaHa

Fonte: café.daum.net/Starsia (Junsu fancafe)
Tradução eng: Vaseline@TVXQ Austrália
Tradução PT: Mary@Eternal DBSK

Dessa vez eu fui mais rápida com a tradução dessa entrevista *orgulhosa*. Acho que fiquei muito entretida com a de Changmin, pois ele é uma pessoa honesta e franca. Por isso eu gosto muito dele e passei a gostar mais ainda dele. Quem será o próximo integrante?

9 comentários:

Anônimo disse...

Ah gostei das entrevistas do changmin e do junsu !
Ja li a do jaejoong e fiquei com um pouco de raiva dele, puxa ele fla nela q naum se cuida q bebe e fuma e q talvez nem chegue aos 80 anos! Puxa a gente gosta tanto dele e ele nem se cuida
q issu jj?
bjuss

Paula~ disse...

Gente ex namoradas??
Q isso? Logo o Max q disse q nunca teve encontros.. agora ta falando de ex-namoradas?? Foi no plural!!

Paula~ disse...

Valeu pela tradu Mari!
Estou adorando ler essas entrevistas!!

Anônimo disse...

eu gostei muito dessa entrevista de changmin, realmente ele é franco, responde tudo certinho, sem enrolação!
eu tbm li a entrevista do Jaejoong, e qdo ele falou que gosta de beber e fumar, kyaah >_< fiquei tão triste... espero que ele nao fume, quero pensar que ele disse que 'gosta' mas ele nao confirmou que faz... afinal quando se traduz do coreano pro ingles nunca fica a mesma coisa u.u' posso tá tentando me enganar, mas eu prefiro assim e quanto a ele falar que acha q num vai chegar aos 80 hahaha eu tbm acho q num vou chegar a isso, e sei lá, num me vejo com 80 anos O.o eh tao louco isso...

Miss G disse...

Adorei o detalhe do 's' em negrito. hahaha

Gente, me enchi de ciumes!!
quem será q foram essas sortudas????

Obrigada pelas traduçoes!!!

Mie disse...

Huahsuahsuahuh
Mto boa a entrevista ^^
O Changmin é bem sincero (kkkk)

Vlww !

Mandy disse...

Adorei a entrevista, muito obrigada mesmo! Também gosto muito do ChangMin por causa da franqueza e honestidade dele, para dizer a verdade têm coisas que passam a ser engraçadas sendo faladas por ele! Muito obrigada denovo!! Bjks

Anônimo disse...

Realmente, a sinceridade dele bateu na porta e ficou!!!!!!!!
Gostei muito das coisas que ele falou!!!!!!!
Quero ver as dos outros também^^
Obrigada por mais uma tradu!!!!
Ja ne^^
Kissu^.^♥

Anônimo disse...

Adorei essa entrevista!!!!
Quero mais!!! não achei dos outros meninos. nem em ingles eu achei.
Mas adorei as duas q vcs colocaram aqui, do Min e do Su.
Thanks!!
^^.