22 de dezembro de 2010

Entrevista HoMin para a Revista Ginger




Há pouco tempo, Yunho e Changmin anunciaram o recomeço de suas atividades como Tohoshinki. Tendo estado inativos por mais de um ano, isso pode ser visto como um aquecimento para seu retorno oficial. Pudemos ver dentro de seus corações durante sua primeira sessão de fotos no Japão. É devido ao momento que eles agora são capazes de falar de tais assuntos e é por causa da situação atual que esses pensamentos vieram à mente.
Seu renascimento começa aqui.
Q: Como foi esse ano em geral?
YH: Tem sido um ano bem turbulento. Através do musical, do drama e das atividades individuais, eu ganhei várias experiências novas e pude refletir sobre o passado. O mais importante é que eu realmente amadureci, é um ponto significativo da minha vida onde eu realmente cresci. A maior mudança é que, não importa a situação, eu sempre penso comigo mesmo, 'Eu tenho que fazer isso'. Às vezes eu mal tenho a chance de rir, mas, apesar de estar tão concentrado no meu trabalho ultimamente, eu descobri que isso tem me dado a oportunidade de parar e perceber as coisas à minha volta de um ponto de vista mais objetivo.


Q: Suas agendas sempre estiveram totalmente ocupadas desde sua estreia e vocês sempre estiveram bastante focados em sua carreira musical. Como vocês se sentiram quando foram forçados a deixar isso para trás?
YH: Na verdade, foi o meu papel no drama 'Heading to the Ground' que me deu o apoio moral de que eu precisava durante os tempos mais difíceis. Se tivesse sido eu durante aqueles tempos, eu teria desistido, mas tendo vivido como Cha Bong Gun e suportado os desafios que ele teve que encarar, a personagem dele era quase como meu mentor. Sua coragem me deu força e eu não acho que estaria exagerando se dissesse que ele foi a razão pelo qual eu me esforcei tanto. Além disso, eu fui capaz de cantar por causa do meu papel no musical, então isso foi como um raio de esperança para mim.
CM: Durabte a primeira metade do ano, eu me esforcei bastante no meu drama, assim como o Yunho. Isso me deu bastante tempo para refletir sobre mim mesmo e por isso eu realmente ganhei muito. TVXQ foi basicamente a minha vida inteira a partir do dia de nossa estreia então houve muita coisa que eu não levei em consideração antes. Agora que eu tive a oportunidade de me aventurar sozinho como um indivíduo, eu vivi  esse ano com o pensamento de que eu devo dar o máximo de mim como artista em uma escala de 1 a 10.
Q: Yunho fez parte de um musical, Changmin também teve uma chance para cantar?
CM: Eu estive frequentando aulas de canto, além de ir ao karaokê com membros do staff. Para ser sincero, eu tenho muitas inseguranças e preocupações. Há tantas coisas que eu quero fazer, mas a verdade é que elas são completamente inatingíveis na realidade. Eu estou sempre sob tanta pressão, chegando ao ponto em que eu sinto como se não tivesse qualquer forma de controlar a raiva e a frustração em mim, e não é por eu ter cometido algum erro ou algo do tipo, mas é mais devido às forças  contra as quais eu sei que não tenho como lutar. É fato que há coisas que simplesmente não podem ser resolvidas. Mesmo que as mesmas coisas possam ficar presas na minha mente a partir do momento em que eu acordo, parece que eu simplesmente não tenho como reagir a elas, e tem sido assim desde o início, então eu literalmente explodi no passado. Através desse tempo, eu tive a chance de mudar essa característica minha. Eu provavelmente ainda serei assim daqui a 20 anos, até mesmo agora, estou longe de ser perfeito (risos).
Q: Como vocês se sentiram ao pisar no palco como um duo?
YH: A partir do momento em que tomamos a decisão de pisar no palco como TVXQ, um nome que nós deixamos de lado por tanto tempo, houve muitos conflitos internos. Para ser sincero, foi naquela primeira vez em que pisamos no palco em Seul e fomos recebidos pelas aclamações ensurdecedoras, que finalmente caiu a ficha de que havia pessoas esperando por nós. 'A única forma em que eu posso viver de verdade é estando no palco', esse pensamento atravessou por mim e, quando eu entendi seu significado, descobri que eu era capaz de me sentir orgulhoso.
CM: Estático, e eu realmente gosto disso. Quando o dia estava chegando, eu senti o pânico tomando conta de mim e eu bebi uma caneca de café inteira um dia sem perceber. Foi a primeira vez em que eu fiquei tão nervoso desde o momento em que nasci. Quando o staff perguntou 'Você vai ficar bem, só com vocês dois?' eu não consegui entender o que deu em mim, mas eu de repente senti o conflito interno em mim com força total. Eu ainda me lembro claramente do momento em que o Yunho e eu trocamos olhares e nós dois gritamos 'Vamos nessa!' juntos.
YH: Nós demos força um ao outro enquanto estávamos nos bastidores. Dissemos 'Temos que mostrar ao mundo do que o TVXQ é feito. Este é o TVXQ, temos que fazer com que eles vejam que não somos iguais aos outros. Somos únicos!'
Q: Eu soube que houve verdadeiro caos no show e o segmento de vocês teve que ser movido adiante na lista da apresentação (no SMTown) porque os fãs ficaram tão ansiosos por vocês dois.
YH: O poder e o apoio (dos fãs) foram incríveis e foi graças a eles que demos o máximo de nós. Essa é a beleza de ser um cantor: mesmo quando não existirmos mais, o nome TVXQ permanecerá para sempre. Somos o TVXQ. Eu me segurei nessa crença desde então. Aquele dia significou tanto para nós em vários sentidos e é por isso que jamais iremos desistir.
CM: Mesmo quando estávamos ensaiando, ficamos dizendo para nós mesmos que ficaria tudo bem, mesmo que algumas pessoas já tenham perdido a fé em nós, mas assim que eu pisei no palco, eu disse para mim mesmo 'está tudo bem, apenas deixe-se levar'. É claro que, pelo bem dos nossos esforços futuros, ainda há muito a se fazer.
Q: Vocês amadureceram tanto, podemos esperar que vocês ofereçam algo novo no futuro próximo?
YH: Sim! Seja cantando ou dançando, Changmin pegará de mim o que é unicamente meu, e eu farei o mesmo. Nós iremos aprender um do outro e continuar progredindo.
CM: Até hoje, nós colocamos um esforço imenso  em gravar e ensaiar. Não há nada nesse mundo que algum dia será 100% satisfatório, e é basicamente isso que manteremos em mente ao recomeçarmos nossas atividades como um duoNão é que estejamos arranjando desculpas… esperamos progredir através de projetar a alegria de cantar, passando por uma mudança em nosso estilo e dando o nosso melhor.
YH: A coisa mais importante para nós é cantar em harmonia. Até então, nós fomos responsáveis pelas partes mais altas e mais baixas, e nos questionamos se seríamos capazes ou não de nos adaptarmos à mudança. Às vezes ficávamos nervosos por isso. Estou me esforçando para deixar minha voz mais masculina, e Changmin está aprendendo a refinar a dele. É claro que não é tão simples, mas o resultado foi melhor do que esperávamos.
CM: Eu sempre pensei que a minha voz combinasse bem com a do Yunho (risos), nós iremos manter o estilo que o TVXQ sempre teve, ao mesmo tempo em que traremos aos nossos fãs algo que pertence somente a nós dois! Eu consigo genuinamente ter uma sensação de segurança.
YH: Acho que nós provamos isso no SMTownDesde que você não desista, terá a força para superar qualquer coisa. É claro que mensagens como 'Mandem ver, nós sempre esperaremos por vocês' também nos motivaram. Para retribuir aos nossos fãs, nós recuperamos a mentalidade que tínhamos quando começamos, vamos encarar isso como se fôssemos novatos e estivéssemos na nossa estreia.

CM: Eu costumava sempre ser o mais novo, mas recentemente eu estive trabalhando com pessoas que são ainda mais novas do que eu. Além disso, agora há alguns membros do staff que me seguem quando eu estou trabalhando em minhas atividades individuais. Como eu tenho novas responsabilidades, espero compartilhar um pouco da responsabilidade do Yunho além de simplesmente ser um membro do TVXQ.


YH: Changmin realmente começou a exalar a aura de um líder recentemente... às vezes ele age mais como um hyung do que eu (risos). Changmin é um adulto agora e nós somos iguais, desde que seja decisão dele, eu não terei problemas quanto a isso. Isso significa que eu agora tenho mais tempo e há um novo tipo de atmosfera entre nós dois. Isso me deixa realmente feliz.
Q: Então os dias do Changmin como maknae acabaram?
CM: Eu não estou me gabando de forma alguma. A idade e a experiência andam de mãos dadas, então o Yunho sempre será melhor. Eu não acho que 2 ou 3 anos sejam suficientes para um artista se desenvolver de verdade. É um processo contínuo e você irá melhorar com o passar do tempo. Neste momento, eu tenho que me focar e dar 100% de mim, acho que eu posso fazer isso.
Q: Dadas as circunstâncias, há algum aspecto em que vocês sentem que podem progredir?
CM: Seja cantando ou atuando, como um homem de 22 anos, eu quero expressar mais os sentimentos de amor romântico. Apesar de soar tão maduro, é algo que eu venho tendo em mente. Seja um amor que eu esteja vivenciando agora ou emoções de relacionamentos passados, eu acho que o que eu preciso fazer agora é expressá-lo completamente, isso é algo que eu não costumava fazer.
Q: Ah. Quando você esteve em um relacionamento no passado? Você está em um agora?
CM: Haha, é uma pena. Tem estado tão frio neste inverno... Eu me sinto congelando até os ossos (risos).
Q: Vejo que aprender a driblar a pergunta é outro sinal de seu amadurecimento.
CM: Bem, o Yunho fará parte de seu musical no Natal, espero ter algo para fazer também.
Q: Ouvi falar que vocês dois ainda moram juntos?
YH: Sim, somos como irmãos (risos). Nós costumávamos dormir no mesmo quarto, mas agora nos separamos. Nós comemos juntos sempre que temos tempo e jogamos video games que nós pegamos com o staff, ou vemos DVDs e programas de esporte, e discutimos um com o outro.
Q: Você não pensa em namorar?
YH: Eu não tenho esse tipo de sorte! Mas eu realmente quero me casar, e se eu chegar a conhecer a pessoa certa, eu definitivamente irei me declarar. Como eu disse, esse ano foi como um ponto de mudança. O ano que vem irá marcar o início de nossas atividades; será um ano importante para mim e para o TVXQ e nos dará a oportunidade de avançarmos.
Q: Vendo que é um tempo para se ajustar, tem algo que vocês queiram dizer?
YH: Em vez de dizer que tem sido um ano difícil, mais que qualquer coisa, tem sido bastante solitário. Não há um motivo real para isso além do simples fato de que há algumas coisas que só nós mesmos sabemos e entendemos. Eu acredito que o Changmin se sente da mesma forma. Eu prometi a mim mesmo que 'Vou continuar a me esforçar de agora em diante. Para retribuir a todas as pessoas que continuaram a nos apoiar, nós precisamos voltar'.
CM: Nenhum dos sorrisos que vocês vêem é genuíno, é porque eu não tenho escolha; é a única coisa que eu posso fazer. Eu me levarei até o próximo nível e aprenderei a abrir minhas asas e voar. Meu sonho sempre foi e sempre será o mesmo, como parte do TVXQ, eu espero produzir música que entrará para a história. É como o Yunho e eu nos sentimos.


YH: Uma vez que você escalou uma montanha, você eventualmente tem que descer de novo, mas como você conseguiu subir uma vez você sabe que pode sempre chegar mais alto. É graças à nossa descida que estamos ascendendo novamente. Naquele dia, quando nós dois pisamos no palco do SMTown, nós encontramos o próximo pico a conquistar e agora estamos caminhando em direção a ele, um passo de cada vez.





Tradução p/ português: Sayuri @ TVXQ!BR
Tradução p/ inglês: dorfehh @ DBSKnights
Fonte: TVXQBaidu + Maxbar + Ginger + NeverEnd + DBSKnights


 ----------


Três perguntas desconfortáveis feitas a JYJ





Micky Yoochun, Xiah Junsu e YoungWoong Jaejoong. Três rapazes que agora são chamados de JYJ, não TVXQ. Eles estão atualmente se recuperando da 'dor' de sua disputa legal e problemas passados. Como muitos podem ver, eles estão a todo vapor com suas atividades. No entanto, os fãs que estão zelando por eles têm sentimentos conflitantes. Agora mais ainda já que U-Know Yunho e Choikang Changmin, que permaneceram no time, decidiram fazer seu retorno como TVXQ agora em janeiro. Na tarde do dia 15, o dia mais frio do ano, nós fizemos aos três membros, que visitaram a editoria escondidos sob casacos pesados, perguntas que os fãs vinham querendo fazer. Nós escolhemos as três perguntas sobre as quais os repórteres mais têm curiosidade de saber, o que pode fazer com que elas sejam as mais desconfortáveis para os três membros responderem. Apesar de termos nos preocupado no início com o fato de eles poderem ter reações sensíveis às nossas perguntas, os membros declararam que eles finalmente eram capazes de falar sobre os sentimentos que eles vinham guardando dentro de si por tanto tempo e suas palavras pareciam chorar de alívio quando eles finalmente puderam 'colocar tudo para fora'.

1. Vocês mantêm contato com os outros dois membros? (Não)
-É como se o satélite de comunicação estivesse bloqueado. Eles provavelmente trocaram seus números de telefone a essa altura

"Eu tentei ligar para eles algumas vezes. Até houve vezes em que a ligação foi concluída. Mas de repente, parou de funcionar" (Jaejoong)

Nossa sessão de perguntas e respostas começou imediatamente com uma pergunta complicada. Esses cinco rapazes viviam sob o mesmo teto e alimentavam seus sonhos juntos. Mas, como cada um escolheu o caminho que queria seguir, a situação tornou-se enrolada. O muro de realidade que os está bloqueando é tão alto quanto poderia ser. Nós primeiramente perguntamos a eles se eles estavam mantendo contato com U-Know Yunho e Choikang Changmin, que anunciaram seu retorno como TVXQ para janeiro. Isto é algo sobre o qual os fãs mais têm curiosidade.

"É como se o satélite de comunicação estivesse bloqueado. Eles provavelmente trocaram seus números (de telefone) a essa altura" (Jaejoong)

Mais algumas palavras foram trocadas depois disso. Enquanto estávamos nessa, decidimos perguntá-los sobre como eles se sentiram quando ficaram sabendo do retorno de Yunho e Changmin. Os membros, que estavam com expressões amargas até então, finalmente apagaram essa expressão de seus rostos. Nossa previsão de que eles demonstrariam sentimentos sutis de desaprovação estava completamente errada.

"É claro que estamos apoiando os dois. Esperamos que eles possam se apresentar de uma maneira que se encaixe no nome TVXQ" (Junsu)

Os outros dois membros, Micky Yoochun e YoungWoong Jaejoong, assentiram. Os três membros confessaram que Yunho e Changmin frequentemente apareciam em seus sonhos.

"Quando nós estávamos presos na confusão (o processo), nós estávamos em um ponto onde não podíamos falar sobre as coisas com outras pessoas. Aqueles dias eram tão frustrantes. Naquela época, nossos dois amigos frequentemente apareciam em nossos sonhos. Havia horas em que eles apareciam nos sonhos de nós três ao mesmo tempo" (Jaejoong). "Durante a festa após o showcase, todos nós nos abraçamos e choramos sem parar. Acho que fizemos isso porque nos sentíamos tão frustrados e asfixiados" (Junsu).

Em sua posição no topo, cada um deles escolheu seu caminho separado. Mas sua amizade não mudou. Nós pensamos sobre que efeito a notícia recente da reunião do H.O.T teve sobre os membros. À nossa pergunta cautelosa sobre se poderíamos ver os cinco membros em um único palco no futuro, eles nos deram sua resposta como se fosse óbvia.

"Estamos mantendo a possibilidade aberta. Se puder ser feito..." (Junsu). "Não é só porque estamos mantendo a possibilidade aberta que irá definitivamente acontecer, mas nosso apoio para eles jamais mudará. Mas eu sinto que vai demorar muito tempo para que algo assim aconteça" (Yoochun).


2. Rompendo os laços, vocês se arrependem? (Não)
-Apesar de não ser fácil nos virarmos sozinhos, somos gratos por podermos pisar no palco

"Tudo parece mais desesperado esses dias. Mas nós não nos arrependemos de nossa decisão" (Junsu).

No ano passado, o JYJ deixou a SM Entertainment, uma das maiores agências da Coreia. Ela é como o New York Yankees da Major League ou o Manchester United da Premier League. A SM tem um sistema ordenado para seus cantores e não hesita em apoiá-los. É uma agência sob a qual qualquer cantor imploraria para trabalhar. Portanto, os membros admitiram que o processo de se virarem sozinhos não foi fácil.

"Nós somos muito gratos por até mesmo podermos lançar um álbum e pisar no palco. Pudemos refletir bastante sobre nós mesmos" (Jaejoong). "Foi algo que nós levamos em consideração e até esperamos. Tivemos que recomeçar do zero e reconstruir tudo" (Junsu). "Até as partes que deveriam ser fáceis foram difíceis para nós" (Jaejoong).

Quando pedimos para que eles elaborassem, foi esta a sua resposta: "Houve um desastre natural. Nós investimos 900 milhões de Won para transformar o estádio em uma cúpula, e fomos as primeiras pessoas no mundo a fazerem isso, mas jamais pensamos que haveria granizo... Não é que a gente ache que foi desperdício de dinheiro, é só que ficamos desapontados por não podermos nos apresentar com tais instalações" (Jaejoong).

Os olhares dos membros ficaram mais profundos e suas expressões tornaram-se determinadas. Junsu abriu sua boca para falar, "Se no passado nós tínhamos dez opções abertas para nós, agora temos 2 ou 3. As coisas mudaram, e onde antes levava uma ou duas tentativas para abrir, agora leva pelo menos 10 para conseguirmos as mesmas coisas".


3. Por que vocês não estão realizando atividades na Coréia? (...)
-As emissoras nos estão ignorando, já que nosso processo ainda não acabou. Não é que não queremos, é que não podemos.

"Até os fãs sabem muito bem que não é que estamos escolhendo não realizar atividades domésticas. É estranho quando as pessoas nos perguntam por que estamos dando uma pausa tão grande quando estamos tão ocupados com várias atividades" (Yoochun).

JYJ lançou seu álbum internacional em outubro. Eles também realizaram showcases em sete cidades na Ásia e na América do Norte. Eles se encontraram com cerca de 70.000 fãs nos dias 27 e 28 de novembro durante seu concerto. Mas alguns apontaram o fato de que as atividades do JYJ parecem estar se inclinando para aquelas feitas no exterior. A decepção dos fãs domésticos também é muito grande. Mas os membros enfatizaram que não é que eles estejam escolhendo não se apresentarem na Coreia, é que eles não podem.

"Não importa o quão popular sejamos no exterior, ainda somos cantores coreanos. É estranho e esquisito não podermos nos apresentar na Coreia com o álbum que lançamos. Não é que estejamos nos mantendo longe de atividades domésticas. Parece que tudo está se acumulando. Espero que melhore logo" (Junsu).

As emissoras os têm ignorado, já que sua disputa legal ainda não chegou ao fim. A única ocasião em que o JYJ recebeu a chance de se apresentar é sua próxima apresentação no <2010 KBS Drama Acting Awards> no dia 31 que tornou-se possível devido à aparição de Micky Yoochun no drama da KBS2, .

Até os fãs estão ansiando por atividades domésticas. Páginas sobre vários programas de música na internet foram e estão sendo inundadas com pedidos para apresentações do JYJ. A solidariedade dos fãs tornou-se mais forte.


Fonte: hankooki + DNBN + Tohosomnia
Tradução p/ inglês: jeeelim5 @ Tohosomnia.net
Tradução p/ português: Sayuri @ TVXQ!BR

Nenhum comentário: